Dois tapetes que podem transformar sua decoração - por Paula Buoro - Kyowa

Tapetes que podem transformar sua decoração

por Paula Buoro

Kyowa Inspira: Dois tapetes que podem transformar sua decoração por Paula Buoro

Muitos tapetes possuem padrões de estampa e texturas bem semelhantes, porém sua composição e seu processo de fabricação podem evidenciar diferenças enormes em termos de funcionalidade e manutenção da peça. O conhecimento desses pequenos detalhes pode te ajudar muito na hora de definir qual a melhor escolha para seu ambiente!

Hoje trago para vocês dois modelos bem especiais, que são muito parecidos – lindos, estilosos e modernos – mas com processos de fabricação que os tornam completamente únicos.

O primeiro modelo é o Tapete Kilim, que carrega em sua história um pioneirismo poderoso. Ele foi um dos primeiros tapetes do planeta a serem comercializados, acredita-se que por volta de 8000 a.c. Sua técnica está em uma tecelagem sem nós, semelhante ao bordado, por isso é possível usar a peça dos dois lados. As criações das tramas se inspiravam nos desenhos das cerâmicas e cestarias da época.

Tapete Kilim

Essa peça que escolhi foi fabricada artesanalmente na Índia. É um Kilim, mas com uma releitura contemporânea. Como ele é feito à mão, com matéria-prima natural, (juta, lã ou algodão), ele tem um toque rústico, no entanto as novas padronagens trazem um ar delicado e super sofisticado.

Já o segundo modelo de hoje, traz uma tendência que está dominando o universo da arquitetura e decoração: as práticas sustentáveis. Essa peça é confeccionada a partir da reciclagem de garrafas PET. É também indiano e produzido manualmente, mas por conta de sua matéria-prima, é perfeito para áreas externas, pois é resistente à água.

Tapete Pet

Dois tapetes parecidos, ambos bicolor, nas cores azul e barbante, e com propostas bem distintas, considerando os processos de produção de cada um.

As estampas desses modelos são bonitas e neutras, transformando-os em peças curingas para diversos tipos de decoração, possibilitando combinações versáteis.

Neste projeto, por exemplo, utilizei um tapete pet listrado para uma varanda com a sala integrada. Veja como ele caiu como uma luva nesse espaço, dialogando muito bem com todos os elementos.

Projeto Arquiteta Paula Buoro

Um tapete pode ser a cereja do bolo de um ambiente, deixando as coisas mais harmônicas, mais aconchegantes. Independente de como é o estilo da sua casa, não tenha medo de ousar com os tapetes. Eles são multiuso, valorizam o espaço e tornam tudo mais charmoso e acolhedor. E tem coisa mais gostosa do que ter um lar acolhedor e cheio de personalidade?

 

Arquiteta Paula Buoro 
www.buoroarquitetura.com.br

O que você procura? Fale pra gente pelo Whatsapp.