Arquitetura de interiores e alguns elementos decorativos - Kyowa

Arquitetura de interiores e alguns elementos decorativos

por Ale Garcia

Arquitetura de interiores e alguns elementos decorativos

A responsabilidade de ser arquiteto é muito grande… Eu sempre digo que somos pagos pra realizar sonhos, às vezes, sonhos de uma vida inteira!

O arquiteto invade a privacidade do cliente, até pra tentar absorver todas as informações para fazer o projeto ideal. No caso de uma arquitetura de interiores, são os detalhes que são os protagonistas. As cores, os materiais, a luz, as sensações, o conforto, a estética…

Os estilos mostram a personalidade deles, e hoje temos um leque gigante de informações e imagens, que acabam confundindo a cabeça dos clientes.

No projeto das imagens a seguir, é de um hall social de um edifício residencial, onde adotamos o estilo clássico. As cores utilizadas denotam um ar mais refinado ao local, colocando o preto em destaque em toda a decoração, porém sem excessos… As cores sóbrias ainda estão atraindo muitos olhares.

As persianas de madeira, nesse caso, tiveram várias funções: esconder as esquadrias que esteticamente não combinavam com o novo estilo, fizeram uma complementação na decoração e resolveram parte da acústica do ambiente. As pessoas conversavam no local, e as vozes ecoavam, por conta dos elementos construtivos existentes. Lembrando que não houve intervenção de obra nesse projeto.

Mas as persianas não fazem somente esses papéis. Elas também bloqueiam o sol, mas não impede a entrada de luz, dá privacidade ao ambiente, bloqueia totalmente a luz, em caso de esquadrias translúcidas… São inúmeras as suas funções. E elas são práticas e de fácil manutenção de limpeza. Modelos e cores se encaixam no seu ambiente. Tudo depende do tipo de projeto e função.

O espelho em laca preta foi um dos destaques desse hall social. Com uma moldura toda trabalhada, numa largura de aproximadamente 10 cm e bizotê, foi o casamento perfeito com o restante do ambiente.

Quando se integra os elementos decorativos numa só linguagem, as informações visuais ficam agradáveis, onde numa parede de mais de 5 metros de extensão, recebeu um lindo papel de parede clássico, sem poluir o local.

Os tapetes também são peças chave para a decoração, principalmente em se tratando de residências. Nesse projeto, foi usado um tapete personalizado em couro, onde foram escolhidas as cores para combinar com toda a decoração, em tiras listradas, harmonizando com as estampas do sofá e papel de parede. Além de ser de fácil manutenção de limpeza, pois é um espaço onde passam muitas pessoas por dia.

Mas para uma sala de TV, por exemplo, podemos colocar tapetes mais felpudos, que são mais confortáveis e ajudam na acústica do sistema de home theater. Os tapetes de fibras naturais também estão em alta e trazem um ar mais despojado pra dentro do ambiente.

Por isso é importante a contratação de um profissional na área, para ajudar nas escolhas dos materiais e elementos decorativos. Cada projeto é um projeto diferente, porque cada pessoa é única.

Arquiteta Alessandra Garcia Nabuosuke
Facebook: agnarquitetura | Instagram: @ale_garcia_nbk
www.agnarquitetura.com.br

O que você procura? Fale pra gente pelo Whatsapp.